Les demoiselles d'Avignon, 1907 -Picasso |
Cubismo é um dos
movimentos artísticos mais importante, pois é ele que faz com que
ocorra um rompimento na história da arte.
Este movimento
artístico surge na França, no século XX por volta de 1907 nas
artes plásticas, tendo como seus principais fundadores Pablo Picasso
e Georges Barque, e depois, devido a influencia de escritores como
Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Vladimir Maiakovski, este
mvimento se expandío para a área da literatura e poesia.
A ideia de romper
com a perspectiva, vem do artista Cezanne, que acreditava que havia
que geometrizar a estrutura artística, aonde o fundo teria a mesma
importância que a imagem do primeiro plano. Pensava que havia que
estruturar todo o plano do quadro, que toda a imagem tinha a mesma
importância, como um espelho quebrado.
Para Cezanne, a
pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones,
esferas e cilindros. Entretanto os cubistas foram mais longe,
passando a representar os objetos com todas suas partes em um mesmo
plano, como se eles estivessem abertos e apresentassem todos seus
lados emum plano frontal em relação ao espectador. A atitude de
descompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com
a aparência real das coisas.
O pintor cubista
busca representar os objetos em três dimensões em uma superfície
plana, com fomas geométricas aonde predomina as linhas retas. Não
representa, mas sugere pela imagem, a estrutura dos corpos ou
objetos. As representam como se movessem em torno deles, olhando
desde todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo
todos os planos e volumes.
Este movimento
passou por 3 fases. A primeira foi a fase Cezannista ou Cezaniana,
que é o princípio, e aconteceu entre 1907 e 1909, a segunda fase é
conhecida como Analítica ou Hermética de 1909 há 1912 e o Cubismo
Sintético, 1911.
A fase Analítica
ou Hermética, foi caracterizada pela desconstrução da obra em
todos os seus elementos, desconstruindo a obra em diversas partes,
onde o artista regista todos seus elementos em planos sucessivos e
superpostos, buscando a visão total da figura, examinando todos seus
ângulos em um mesmo olhar.
Desconstruíam
totalmente a imagem e a misturavam com o fundo, de uma maneira que a
fragmentação dos seres foi tanta, que se converteu impossível o
reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas.
O Cubismo Sintético
foi uma reação a excessiva fragmentação dos objetos e a
desconstrução da sua estrutura. Esta tendencia buscava tornar as
figuras novamente reconhecidas.
Esta fase do
Cubismo, também era chamado de “Colagem” devido a técnica de
introduzir letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro,
metal, até objetos inteiros nas pinturas.
O Cubismo Analítico
começa como a maioria dos outros movimentos artísticos, em telas
grandes e pintadas com tinta óleo. Assim que os vanguardistas
passaram a criticar esta maneira de criar, já que buscavam algo mais
moderno, o que surge com o Cubismo Sintético.
Esta inovação
pode ser explicada pela intenção dos artistas em criar efeitos
plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que
sugere a pintura, despertando também no observador sensações
táticas.
Como
características principais, este movimento trabalhava com a
geometrização das formas e volumes, renunciava a perspectiva, o
claro-escuro perde a sua função, ra epresentação do volume passa
a ser colorida sobre superfícies planas, usando cores austeras e
fechadas, este movimento cria a sensação de pinturas escultóricas.
Por diversas vezes, este movimento artístico
serviu de inspiração para a moda, tanto em formas, texturas e
estampas.
Alguns trabalhos bem bacanas criados em cima do
cubismos, é por exemplo o do fotógrafo espanhol Eugenio Recuenco,
um dos mais importantes da atualidade (que mais tarde falaremos sobre
ele). O fotógrafo deu vida ao Cubismo, em uma exposição de moda e
arte que aconteceu na cidade de Paris em 2013, criando uma série de
fotografias de moda inspiradas em diversos quadros cubistas do pintor
Pablo Picasso.
Tanto na escolha do figurino, maquiagem, cabelo e
luz a arte de Picasso se junta a de Recuenco.
Imagens de Eugenio Recuenco |
Outro trabalho muito interessante, que utilizou
desde movimento, misturando arte, moda e fotografía, foi o projeto
do fotógrafo e designer gráfico suiço-italiano ChristianTagliavini.
Em 2008, ele utiliza de manipulação digital e
“indumentária” de papelão para criar a série “Dame di
Carbone” - Mulheres de Papelão, aonde retrata mulheres desde o
século XVII ao XX passando pelo movimento Cubista.
Christian Tagliavin |
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