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segunda-feira, 21 de abril de 2014

KENZO - MARCA E CRIADOR


Kenzo Takada

Kenzo Takada nasceu na cidade de Himeji - Japão, no ano de 1939 e estudou na escola de moda Bunka em Tókio. Começou sua vida profissional realizando trabalhos de moda para uma grande loja da capital nipônica.

O estilista lembra desta etapa da sua vida como uma época muito dura e difícil, já que sua família se opunha a sua decisão de se dedicar ao desenho de moda por estar mal visto que um homem estudasse costura.
A meados dos anos sessenta, se mudou a Paris, aonde começou criando desenhos alguns estilistas e para grandes lojas. Cinco anos depois da sua chegada, abriu sua própria boutique chamada “Jungle Jap”, na famosa galeria Vivienne em París.
Suas criações tiveram exito instantâneo e ganharão a capa da revista ELLE.
Etiqueta Jungle Jap
Criou sua primeira coleção com base em algodão japonês e cores vivas. Desde então, impôs seu célebre estilo “camponês sofisticado” , com grandes doses de refinamento e imaginação. Ali começou a “prémiere” do seu império conhecido no mundo inteiro.
Em 1970 já tinha aberto a primeira boutique em Paris, aonde exibia uma coleção com roupas folclóricas, colorida e muito pouco convencional. Com este estilo, conquistou a juventude, já que em suas roupas era possível encontrar uma maneira de se expressar e de ter atitude.

Kenzo soube combinar o simples e tradicional corte do quimono, com origem em seu país, com elementos típicos da América Latina, Oriente e Escandinávia.
Depois de triunfar na capital francesa, em 1976 foi reconhecido em seu país, recebendo o prêmio dos editores de moda do “Club of Japan”.
Em 1983 começou a desenhar roupas para homens e abriu sua primeira loja masculina na Avenida Madison em Nova York.

No dia 19 de novembro de 1984, recebeu das mãos do Ministro de Cultural francês o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras, tendo alcançado sua fama igualmente tanto em seu país natal como em seu país adotivo.
Considerado pelo estilista o desfile mais emocionante de sua carreira, em 1990 mostrou mais de 400 modelos em um castelo japonês para cerca de 20.000 pessoas.
A principal característica do estilo Kenzo, é a mistura de cores intensas e estampas, formas assimétricas, e sobretudo desenhos de grandes dimensões florais. O estilista tem a sua preferencia por tons vivos, fortes, alegre e sobretudo a gama dos verdes, amarelos e azuis.


“Como faz falta a cor na vida, eu coloco em meus vestidos” conta o estilita.

Sua irrupção na moda parisiana marcou um quebre, pois naquele tempo o que imperava no mundo da moda era o corte clássico, e Kenzo chegou com um estilo marcado pela fantasia e a liberdade de formas e cores.

Como amante da natureza, soube plasmar a beleza de enormes flores em suas roupas ( o que o caracteriza ), com cores explosivas e muito trabalho de criatividade ganhou um importante lugar na indústria da moda.
O poderoso grupo francês LVMH ( Louis Vuitton y Moët Hennessy), que é o maior conglomerado de fabricantes de bens de luxo do mundo, adquiriu a marca Kenzo em 1993.

      Fazem parte deste grupo Louis Vuitton, Dior, Zenith, Veuve Clicquot entre outras marcas de luxo prestigiosas tanto na indústria vinícola, relojoalheria e da moda.
      Em 1999, pouco antes de fazer 60 anos de idade, o estilista de despediu das passarelas, e em 2003 o italiano Antonio Marras assumiu o comando da direção criativa da marca Kenzo.

Inicialmente, Antonio Marras se converte no diretor artístico da linha KENZO Women, dando uma nova vida a marca, mantendo suas origens e lançando a renovação do conceito.

Em setembro de 2008, é nomeado chefe de direção artística de todas linhas da marca KENZO, e gestiona a partir de então as linhas prêt-à-porter feminina e masculina, acessórios, assim como as linhas KENZO Maison e KENZO Kids.

Antonio Marras desenvolve para KENZO um mundo rico, poético e feito de uma diversidade de influencias e fusão entre a moda e outras formas de arte. Inspirado nas artesanias, objetos simbólicos e culturais inventa uma linguagem contemporânea, criaando roupas que contam histórias para as mulheres que amam a liberdade e autenticidade e buscam a originalidade.

O estilo Kenzo somou a arte em suas criações, tendo-a como inspiração junto com a influência de distintas culturas (sobretudo com a fusão entre tradição oriental e sofisticação francesa) para criar um estilo cosmopolita e atemporal.

Outra peculiaridade de suas peças, tem sido as formas assimétricas, tendo como objetivo buscar de forma intensa “criar formas não estruturadas”.

Mesmo depois de se aposentar em 1999, reapareceu em 2005 como design de interiores, apresentando “Gokan Kobo”, uma linha de roupa de cama, objetos de decoração e móveis.

Em relação a linha de perfumes KENZO, desde 1988 os lançamentos foram de quase um por ano (Kenzo Homme, Parfum dété, Kashaya, Leau, Jungle…) sendo na sua maioria sucesso internacional.


No mês de julho de 2011, depois da saída de Antonio Marras da direção criativa, o grupo LVMH contratou os estilistas Humberto León e Carol Lim para dar continuidade ao espírito da marca.

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