Pesquisar este blog

domingo, 13 de abril de 2014

Personalidades da Moda: Anna Wintour

Anna Wintour - Editora da Revista Vogue Americana

Anna Wintour de pai inglês e mãe norte-americana, nasceu no dia 3 de novembro de 1949 em Londres – Inglaterra, e ocupa o posto de editora da Vogue americana desde 1988.

“Acredito que meu pai foi quem decidiu que eu deveria trabalhar com moda. Não me lembro  que formulário devia preencher, talvez tenha sido uma espécie de admissão. A baixo dizia “objetivos profissionais” e quando vi disse: “O que faço? O qe escrevo?” E ele disse: “Bom, escreve que quer ser editora da Vogue, claro” Assim foi, assim foi decidido.”

Na sua adolescência, começou a se interessar por moda, e aconselhava seu pai, que era editor do jornal Evening Standad nas publicações para atrair o público jovem britânico em meados dos anos 60.

Iniciou sua carreira de jornalista na revista Home & Garden, e logo em seguida foi para a Vogue britânica que a levou para sua edição principal na Vogue americana em Nova York.

“Eu lia a Vogue britânica quando tinha 14, 15 anos. Minha avó americana costumava me enviar a revista Seventeen. Era um momento muito importante todos os meses na minha juventude.”

É conhecida dentro da indústria editorial, principalmente no âmbito da moda, pelo seu sucesso, principalmente em mudar uma revista e em seguida toda a estrutura editorial desde meio. Foi ela quem começou a colocar celebridades nas revistas de moda, o que hoje é feito por todas revistas mundo a fora.

“Anna viu o potencial das celebridades para isso muito antes dos outros. E mesmo que eu odiasse, devo adimitir que tinha razão. Você não pode ficar para trás, deve seguir em frente. Ela fez assim, e a revista tem muito exito graças a isso.” Grace Coddington – diretora criativa da revista Vogue americana.

Hoje é conhecida pelo apelido “Papa da moda”, devido ao seu ótimo olhar para as tendencias da moda, e seu papel que decide o que vai estar na moda em todo mundo, além de apoiar jovens estilistas, como Thakoon Panichgul.

Outro apelido que a editora leva, é de “Nuclear Wintour” devido a sua fria personalidade, e sua maneira de tratar as pessoas.

“Acredito que, em geral, vejo que as pessoas temem a moda, e que, devido a que isso as assustam, ou as fazem sentir inseguras, a rejeitam” diz Anna Wintour

Anna é quem, praticamente, decide o que todos vão vestir, o que casa estilista mostrará em seu desfile, a nova tendencia. O mundo da moda a respeita, escuta e teme.

Sentada sempre na primeira fileira dos desfiles mais importantes, está sempre de óculos escuros, mesmo que em lugares fechados.

O livro “O Diabo Veste Prada”, foi escrito por uma de suas ex assistentes, Lauren Weisberger, que se inspirou na vida real da editora. O livro virou filme com o mesmo nome e o papel da temida editora foi protagonizado por Meryl Streep.

“A moda não se trata de olhar para trás. Se trata de sempre olhar para frente.” Anna Wintour

Nenhum comentário:

Postar um comentário