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quarta-feira, 16 de abril de 2014

Tendência e Moda – Como funcionam


Segundo o dicionário Michaelis:
tendência
ten.dên.cia
sf (lat tendentia) 1 Disposição natural e instintiva; pendor, propensão, inclinação, vocação. 2 Psicol Forma espontânea da atividade. 3 Força que determina o movimento de um objeto. 4 Disposição do temperamento, do modo de ser, psíquico ou fisiológico. 5 Meteor Índice da pressão atmosférica, válido para três horas subsequentes à observação. T. disgenética, Sociol: mudança que implica deterioração das qualidades hereditárias de uma população. T. eugênica, Sociol: mudança, para melhor, das qualidades hereditárias de uma população. T. suburbana, Sociol: fuga da população das grandes cidades, das áreas congestionadas, para formar, nas adjacências, comunidades menores.

moda
mo.da
sf (fr mode) 1 Uso corrente. 2 Forma atual do vestuário. 3 Fantasia, gosto ou maneira como cada um faz as coisas. 4 Cantiga, ária, modinha. 5 Estat O valor mais frequente numa série de observações. 6 Sociol Variações contínuas de pouca duração que ocorrem na forma de certos elementos culturais (indumentária, habitação, fala, recreação etc.). sf pl Artigos de vestuário para senhoras e crianças. Antôn: antimoda.


Como eu expliquei anteriormente o que é Macrotendência, agora vamos a segunda parte, a tendência :)

As tendências são resultados de análises, estudos e pesquisas realizados a partir de das macrotendências, ou seja, de fenômenos e acontecimentos mundiais.

Se referindo ao mundo da moda, é a segunda parte do processo para entender os aspectos mundiais, e transformá-los em indumentária, levá-los as passarelas, vitrines e ruas.

Ela serve como sinal que aponta o futuro, os próximos acontecimentos para um determinado espaço de tempo, sendo ele curto, médio ou longo, que interferirá direta ou indiretamente no estilo de vida, consumo e comportamento da sociedade, e claro, em diversos setores econômicos.

Fazendo uma referencia específica ao mundo da moda, quando as tendências são lançadas, os estilistas, designs, diretores criativos, mídia, … apostam nas que eles mais acreditam, ou que possam fazer parte da imagem de marca de cada um.

Grande influenciadora das tendências de moda, que não poderíamos deixar de citar, é a indústria têxtil, que pasmem (para quem não sabe), elas influenciam MUITO nas coleções de TODAS as marcas....grandes, pequenas, gigantes...

A partir das pesquisas de macrotendências, tendências e matéria prima, elas criam os tecidos, decidem as cores, estampas, texturas, estilos, etc, apresentam nas feiras têxteis mundo a fora, que são frequentadas pelos estilistas, designers, diretores criativos e cia. Nelas eles escolhem os tecidos, e “Voilà” as tendências estão a um ponto de virarem moda.

Mas calma, nem todas as tendências viram moda, pois após a "peneirada" da indústria têxtil, estilistas e cia, vem a vez dos formadores de opinião, sendo eles pessoas da mídia, blogueiras, jornalistas, escritores, …. que as levam ao público, que decide se aquilo vai virar moda, ou não.

Ou seja, a moda é aquilo que as pessoas já estão usando, já está nas ruas, vitrines, guarda-roupas. Quando nasce uma moda, morre uma tendência.

Deu para entender??? Qualquer dúvida, só perguntar!

Um comentário:

  1. ameei o blogg!!!!!!!!!1 *----------* parabéns!!!!
    Beijiinhos e sucesso !!
    http://euamomodamoda.blogspot.com.br/

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