Pesquisar este blog

sábado, 12 de abril de 2014

Fotógrafos de Moda: Peter Lindbergh

Peter Lindbergh

Fotógrafo de moda e cineastra alemão que nasceu no dia 23 de novembro de 1944 na cidade de Leszno e cresceu em Duisburg, aonde pós se formar no ensino fundamental começou a trabalhar como vitrinista nas lojas de departamento Karstadt and Horten.

Aos 18 anos ele começa sua caminhada de dois anos e se muda para a cidade de Lucerna na Suiça, após oito meses se muda para a cidade de Berlim aonde frequentou cursos da Academy of Arts (Academia de Artes), depois se muda para Arles, cidade só seu ídolo Vincent van Gogh aonde fica mais alguns e meses e depois segue para a Espanha, em seguida Marrocos e volta para a Alemanha.

De volta ao seu país, se muda para a cidade de Krefeld aonde estuda pintura na Faculdade de Artes, e no ano de 1969, enquanto estudava ele expõe pela primeira vez os seus trabalhos na Galeria Denise René-Hans Mayer.

No ano de 1971, após trabalhar com arte conceitual, ele começa a perder o interesse pela pintura e é neste momento que começa a se interessas pela fotografia, e consegue seu primeiro trabalho como
assistente do fotógrafo Hans Lux sediado na agência Düsseldorf.

Se muda para París no ano de 1978 para trabalhar como fotógrafo de moda e consegue o seu primeiro trabalho como fotógrafo internacional para a revista Vogue fotografando primeiramente para a edição Italiana, depois a Inglesa, Francesa, Alemã e por último para a Americana o que lhe rendeu trabalho para o The New Yorker, Vanity Fair, Allure e Rolling Stone.

Nesta época ele fotografou muitas tops models como Christy Turlington, Naomi Campbell, Linda Evangelista, Cindy Crawford, Stephanie Seymour, Isabella Rossellini, Nastassja Kinski e Tatjana Patitz, além de fotografar campanhas publicitárias para Karl Lagerfeld, Daryl Hannah, Giorgio Armani entre outras, como por exemplo para o perfume da cantora Mariah Carey.

O estilo do seu trabalho, tem como em sua maioria fotos em preto e branco com uma linguagem pictórica que lembra cenas do início do cinema na Alemanha, e do cenário artístico de Berlim nos anos 20, e o torna desde o princípio dos anos 80 um dos intérpretes da moda internacional mais comentado e discutido.

 Quando Anna Wintour começa a trabalhar como editora da revista Vogue americana no ano de 1988, e contrata Lindbergh como fotógrafo. Neste momento ele fotografa a primeira capa da revista em novembro do mesmo ano tendo Wintour como editora, o que é considerado uma revolução na revista.
No ano de 1992, ele assina contrato com a Harpers Bazaar americana, que na época tinha Liz Tilberis como editora.

Lança seu primeiro livro no ano de 1996 chamado “10 Woman by Peter Lindbergh” (10 Mulheres por Peter Lindbergh), que é composto por fotos em preto e branco das 10 modelos contemporâneas mais importante da época. Até o ano de 2008, seu livro vendeu mais de 100,000 cópias.

Fotografou 2 vezes par ao calendário Pirelli, diversas modelos e celebridades como Linda Evangelista, Naomi Campbell, Tatjana Patitz, Cindy Crawford, Christy Turlington, Catherine Deneuve, Mick Jagger, Charlotte Rampling, Nastassja Kinski, Tina Turner, John Travolta, Madonna, Sharon Stone, John Malkovich, entre muitos outros.
É considerado um dos fotógrafos de moda mais importante do mundo, aonde seu trabalhos são em sua maioria em preto e branco, e prefere que as modelos que posam para ele, tenham uma maquiagem mais minimalista e um penteado simples.

Foi nomeado como Melhor Fotógrafo no “International Fashion Awards” (Prêmio Internacional de Moda) em Paris, no ano de 1995 se tornou Membro Honorário da Clube de Diretores de Arte Alemão, em 1996 ele recebeu o prêmio da fundação Raymond Loewy e em 2005 ganhou o pêmio Lucie de excelência em fotografia de moda.

Como cineasta trabalhou em diversos filmes, entre eles um documento chamado “Models – The Film” - 1991, “Inner Voices” - 1999 que ganhou o prêmio de melhor documentário no festival internacional de cinema de Toronto no ano 2000, “Everywhere at Once” apresentado em Cannes no ano de 2007, entre outros.

Hoje, Lindbergh mora com a sua mulher Astrid e seus filhos Banjamin, Jeremy e Simon em Paris.

É conhecido por “criar” o fenômeno das top models dos anos 90.

Supermodels

Naomi Campbell, Linda Evangelista, Tatjana Patitz, Christy Turlington e Cindy Crawford em 1990 Por: Peter Lindbergh






















Vogue China

Edita Vilkeviciute posando para a Vogue China, edição novembro 2011. Foto: Peter Lindbergh

Supermodels

Naomi Campbell, Linda Evangelista, Tatjana Patitz, Christy Turlington e Cindy Crawford em 1990 Por: Peter Lindbergh
Kate Moss para a campanha de David Yurman da coleção Timepiece, 2010 Foto: Peter Lindbergh

Capa Vogue Italia

Modelo Bianca Balti posa para a capa da revista Vogue Itália edição de março de 2013. Foto: Peter Lindbergh

Nenhum comentário:

Postar um comentário